Efeitos do exercício físico em alunos hipertensos.
A hipertensão arterial (HA) é considerada um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, representando no Brasil um dos problemas de saúde pública de maior prevalência na população, capaz de levar a óbito aproximadamente 40% dos indivíduos acometidos. O tratamento da hipertensão é realizado por meio de medicamentos e deve estar associado a uma mudança de estilo de vida, como alterações no padrão alimentar e prática regular de exercícios físicos.
Tem sido demonstrado que a realização de uma única sessão de exercício físico pode promover queda da pressão arterial abaixo dos valores observados no período pré-exercício, fenômeno este denominado como hipotensão pós-exercício.A maioria dos estudos indicam o treino aeróbio mais indicado para este público, mas o treinamento de força também é bastante benéfico, estudos trazem que com a continuidade dos treinos a pressão arterial também tende a baixar.
Alunos hipertensos devem ser monitorados com a aferição da pressão arterial antes e após os treinos, o professor deve estar atento as medicações que o aluno esta tomando, devem ser observados também a intensidade e sobrecarga dos treinos, pois essas variáveis não compatíveis com a treinabilidade dos alunos podem levar a uma intercorrência.
Referências: Chobanian, A. V. et al. National High BloodPressureEducationProgramCoordinatingCommittee. The seventhreportofthe Joint NationalCommitteeonPrevention, Detection, Evaluation, andTreatmentof High BloodPressure: the JNC 7 report. JAMA. 2003;289:2560-72.
Fagard, R. H. Exercisecharacteristicsandthebloodpressure response todynamicphysical training. Medicine & Science in Sports &Exercise. 2001;33(6):484-92.
POLITO, M. D. et al. Efeito hipotensivo do exercício de força realizado em intensidades diferentes e mesmo volume de trabalho. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 9, n. 2, p. 69-73, 2003.