top of page

Benefícios do exercício físico para indivíduos com osteoporose.


A osteoporose é uma doença sistêmica que resulta em reduzida massa óssea e deterioração do tecido ósseo, levando à fragilidade mecânica e consequente predisposição a fraturas com trauma mínimo, atingindo a todos, em especial a mulheres após a menopausa. A doença é considerada uma importante questão de saúde pública mundial devido a sua alta prevalência, em função dos seus efeitos devastadores na saúde física e psicossocial, com grandes prejuízos financeiros (CARVALHO; FONSECA; PEDROSA, 2004).

Segundo Assis e Rabelo (2006), a hidroginástica prevalece com proposta de atender as pessoas que precisam praticar uma atividade física segura sem causar riscos ou lesões às articulações e que lhe proporcionasse bem estar físico e mental, com isso é uma busca maior da população idosa pelas atividades aquáticas.Porem sabe-se que o fator perda de massa óssea é melhor trabalhado no treino de resistência, pois exercícios com pesos ou aqueles em que o indivíduo tem que suportar o peso corporal é bastante eficiente para estimular o efeito piezelétrico (compressão óssea) no osso, ocasionando maior atividade osteoblástica e gerando o aumento da formação óssea (RASO et al., 2012).

O estudo sobre a percepção das mulheres idosas americanas em relação aos fatores de risco da osteoporose e do tratamento da doença, demonstrou que os itens dieta e exercício foram aqueles que alcançaram o mais alto índice de aprendizado. Quanto mais o grupo entendia o papel da dieta e do exercício em relação à doença mais apresentava melhoria nas mudanças de comportamento (Satterfieldet al., 2001).

Os etudos obtidos mostraram um grande desconhecimento da população entrevistada a respeito da osteoporose e dos cuidados que se deve ter para melhorar e controlar a progressão da perda da massa óssea. A pouca informação sobre a doença, mostrando a dificuldade na prática médica de se estabelecer uma melhor forma de controle e tratamento. Procurem uma orientação médica sobre esta doença e inicie exercícios físicos com um profissional de educação física qualificado.

Referências: ASSIS, E. L.; RABELO, H. T. Percepção da capacidade funcional de mulheres idosas praticantes de hidroginástica. Movimentum-Revista Digital de Educação Física. Ipatinga: Unileste-MG, v. 1, 2006.

CARVALHO, C. M. R. G.; FONSECA, C. C. C.; PEDROSA, J. I. Educação para a saúde em osteoporose com idosos de um programa universitário: repercussões Heatheducationonosteoporosis for elderlyuniversitystudents. Cad. saúde pública, v. 20, n. 3, p. 719-726, 2004.

RASO, V. et al. Exercícios com pesos para mulheres idosas. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 2, n. 4, p. 17-26, 2012.

SATTERFIELD, T.et al. Perceivedrisksandreportedbehaviorsassociatedwithosteoporosisand its treatment. Women&health, v. 31, n. 4, p. 21-40, 2001.

Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
bottom of page